Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativa
 

Quantas pessoas em seus Home Studios foram ouvir suas primeiras gravações descobriram que havia muitos “ruídos externos”captados?

Pois é, não estranhem, isto é muito comum, principalmente pois nos preocupamos demais em comprar equipamentos e nos esquecemos de “tratar” o ambiente em que vamos gravar.

É importante separarmos Isolamento acústico e Tratamento Acústico, são completamente diferentes

Isolamento acústico: Mecanismo pelo qual iremos isolar o local das gravações – Home Studio – da influência dos ruídos externos,  já o tratamento acústico significa “tratar” o ambiente para que frequências indesejadas, ondas estacionárias e reverberações não tenham influência negativa durante as gravações ou audições.

Em meu Blog existe um eBook sobre Tratamento Acústico em  Home Studio, e se você ainda não leu, realize o download gratuitamente: eBook Como Montar um Home Studio.

Isolamento Acústico.

Se você pretende montar seu Home Studio, estas breves palavras iram te ajudar muito, pois serei prático e didático.

Primeiramente você deve saber a “quantidade” de som que está presente em seu Home. Isso é medido em dB ( decibel ). Logicamente que necessitará de um aparelho específico para esta “medição”. O aparelho chama-se Decibelímetro e afere a “Pressão Sonora do Ambiente”. Este aparelho é facilmente comprado em casas de equipamentos técnicos eletrônicos apresentando valores médios de R$300,00 à 6.000,00 claro você não vai precisar disso hoje você pode baixa em qualquer Smartphone um app com esta função.

Você pode perguntar,  isto é importante? Veja a explicação de um mestre na área:

A onda sonora ao atingir obstáculos apresentará atenuações mediante a composição de cada material. Com isso, ocorre uma atenuação de um determinado valor em decibéis. São exemplos comuns e simplificados para melhor entendimento: 

Parede de Tijolo = de 40 a 60 dB.

Porta de madeira = de 30 a 45 dB.

Janela com vidro duplo = de 40 a 50 dB.

Laje de concreto = de 40 a 50 dB.

Os valores acima descritos são chamados de STC – Sound Transmission Class (Classe de Transmissão de Som), quanto maior o valor, maior será o isolamento necessário. Considerando que a pressão sonora apresenta frequencias graves, médias e agudas, necessitamos “tratar” o ambiente para que ocorra a anulação das mesmas.

Explicando de uma forma simplificada, uma parede de gesso com 12mm em 125 Hz o valor STC é 21, já uma parede com madeira de 6mm na mesma região de freqüência o valor STC é 5. Entenderam?? É difícil mesmo, mas importante. Isto é importante para identificarmos o que queremos atenuar.

Quaisquer materiais usados no revestimento das paredes do Home irá atenuar o som, entretanto, devemos considerar quais frequencias seram importantes para atenuar.

Acredito não ser novidade para vocês, mas o uso de paredes duplas são muito comuns em home e estúdios profissionais, geralmente com “lã de rocha” entre elas, e a eficácia é muito boa. Outro ponto importante é lembrarmos de isolar portas e janelas.

A pergunta mais comum que recebo em meu Blog é:

 – Posso colocar carpete ou caixa de ovo grudados na parede?

Nada disso tem efeito em Isolamento Acústico, ma sim em   Tratamento Acústico. O uso da caixa de ovo e carpete melhoraram as Reflexões sonoras mas eu não recomendaria por aspectos estéticos, higiênicos e nada comerciais caso você precisar receber cliente em seu Home.

Em uma rápida pesquisa na internet você encontrará vários materiais que substituem o uso das “caixas de ovos”. Mas isto fica para um outro post.

Outra pergunta comum:

– Se eu não puder construir duas paredes, o que faço? A minha casa é alugada!!!

Nesta situação lhe darei outra dica: Construa uma segunda parede com madeira como na figura abaixo:

Parede Isolamento Acústico

Outra opção é o uso do  Gesso Acartonado. Neste caso, monta-se a estrutura e em seguida é colocado as placas de gesso. Neste caso a contratação de empresa especializada é de fundamental importância.. Observe a figura abaixo:

 

Um detalhe importante é quanto maior a espessura da camada de lã de rocha ou lã de vidro usada, maior será o isolamento. Não economize nesta parte.

Outra pergunta campeã:

– O meu quarto tem uma janela, o que faço?

A minha resposta mais plausível é: Elimine a janela, mas sabemos que isto nem sempre é possível. Se observar os estudios profissionais e “semi-profissionais” o controle de temperatura e ventilação é feito através de ar conicionado. Infelizmente não tem outro jeito.

Outra pergunta não tão comum:

– Se eu construir um “aquário para dividir meu estúdio em dois ambientes, poderei usar um vidro só?

Minha resposta é Não, e a maneira correta deve ser montada com dois vidros como na figura abaixo:

Vidros Isolamento Acústico

Na parte inferior e superior onde são encaixados os vidros, coloque algum material isolador, como mostra na imagem acima.

-Teto e Piso, como ficam?

O teto e o Piso deverão seguir as mesmas regras das paredes. O teto você poderá rebaixar com Gesso, e colocar lã de rocha ou lã de vidro neste espaço.

O piso poderá fazer algo para suspender e criar um piso artificial sobre o original, podendo também colocar lã de vidro ou lã de rocha entre os pisos, e o uso de borracha no piso superior também é indicado.

– E a porta? O que faço com ela?

Existem no mercado portas acústicas, próprias para estúdio. Para economizar, podemos construir uma.

Pegue 2 portas de madeira maciça, e faça delas um caixote. Entre elas coloque lã de rocha ou lã de vidro. Existem pessoas que colocam cimento entre as portas, funciona bem, mas o peso……..

É isso pessoal, espero ter ajudado.

Deixe seu comentário ou sua opinião sobre o post. Grande abraço e até a próxima.