Forros Acústicos

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

“Um ponto a ser observado na hora de escolher o forro mineral é seu uso em relação ao desempenho acústico, ao projeto luminotécnico, à resistência ao fogo e à umidade”, explica a arquiteta Paula Epíscopo Omizzolo, Gerente de Desenvolvimento de Mercado da fabricante Knauf AMF.

parede e forro (9) parede e forro (12) parede e forro (16)

Ao especificar, o arquiteto responsável deve ficar atento, também, à espessura, ao tamanho e ao desempenho técnico que melhor se adeque ao projeto. “Uma das vantagens desse material é a diversidade de montagem devido aos tipos de bordas, tamanhos e espessuras de placas, além dos acabamentos que podem ser fissurados, texturizados, lisos, metálicos e madeirados, facilitando a especificação”

Os forros acústicos devem atuar em conjunto com outros elementos, como pisos e paredes. A recomendação é a de que sejam especificados por profissionais especializados em acústica e já no início do projeto, para que haja uma análise mais ampla e de forma coerente e econômica. "As tentativas de corrigir a acústica de ambientes já construídos normalmente caem em soluções pouco eficazes e muito onerosas", justifica o professor da Faculdade de Engenharia da Unesp-Bauru, o engenheiro João Candido Fernandes em sua apostila Acústica e ruído.

"Dentre todos os elementos, o teto é a principal área de reflexão dos sons gerados dentro de um ambiente", lembra a arquiteta Danubia de Lima Grotta em sua dissertação Materiais e técnicas contemporâneas para controle de ruído aéreo em edifícios de escritórios: subsídios para especificações. Além disso, os forros são mais disponíveis para o tratamento acústico que os outros elementos. "Seja por questões estéticas, higiênicas ou até de manutenção", alega Nelson Solano, arquiteto e consultor de conforto ambiental da Geros. 

CONTROLE DO SOM NO AMBIENTE

"Para decidir qual o tratamento adequado, é necessário medir o espectro do ruído e como ele se comporta em todas as faixas de frequência", recomenda Solano. Já a verificação dos níveis de intensidade sonora e do desempenho aceitável dos espaços é realizada segundo a NBR 10.152 (em revisão), que fixa as condições exigíveis para a avaliação da aceitabilidade do ruído ambiente.

A absorção de som é o principal critério de um produto acústico e a ferramenta para se obter um espaço confortável acusticamente. Os materiais absorventes convertem em calor parte do som que incide sobre eles. A outra parte é refletida de volta ao ambiente. Quanto mais som for absorvido, maior o coeficiente de absorção sonora de um forro. A absorção dos materiais é representada em índices por faixa de frequência, dentro da faixa audível para o ouvido humano.

Os forros também podem apresentar a propriedade de atenuar e articular o som de forma a oferecer privacidade acústica entre dois ambientes adjacentes, principalmente em espaços corporativos, onde o som pode penetrar no plenum e ser transmitido para outras áreas.

Apesar de depender de vários fatores, a qualidade acústica do local pode ser resumida em inteligibilidade do som, ou seja, a porcentagem de som que um ouvinte consegue entender. Uma das causas da falta de inteligibilidade nos espaços é a reverberação. A absorção do som pelo forro acústico é uma das formas de controlar a reverberação e auxilia na uniformização do campo acústico, garantindo a inteligibilidade e o conforto. "Mas o uso de materiais absorventes deve ser encarado com cuidado, pois eles não absorvem igualmente todas as frequências, causando distorções no som", alerta Fernandes. Se a preocupação é a conversa, os níveis padrão de absorção sonora serão entre 500 Hz a 4.000 Hz. Para a absorção de ruídos de baixa frequência, como o ronco de um motor com frequência abaixo de 500 Hz, deve-se buscar um produto que apresente bom desempenho nessa faixa.

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

A linha de forros Forrovid é constituída por painéis em lã de vidro para aplicação em ambientes que precisam de tratamento térmico e acústico , com acabamentos sempre atuais. É o produto ideal para áreas comerciais, salas de cinema, restaurantes, onde o projeto exije desempenho técnico, com excelente relação de custo e benefícios.

32383 6 desc 60 forro acustico2 mineral

Download

CARACTERÍSTICAS

COMPOSIÇÃO Painel rígido em lã de vidro revestido na face aparente
REVESTIMENTO PVC (Reno), PVC microperfurado (Boreal e Mistral)
DIMENSÕES Placas de 1.250mm x 625mm e 1.250mm x 1.250mm (somente Boreal de 25mm)
DENSIDADE 60 kg/m³
ESPESSURA Mistral e Boreal: 15,20 e 25mm / Reno: 20 e 25 mm
PESO 0,900 - 1,200 e 1,500 kg/m²
BORDA Reta (lay-in)
EMBALAGEM 15mm - 24 placas (18,75m²)
20mm - 18 placas (14,06m²)
25mm - 14 placas (10,93m²)

 

PERFORMANCE ACÚSTICA

FREQUÊNCIA (HZ) 125 250 500 1000 2000 4000 NRC
Coeficiente de
Absorção Sonora (α)
FORROVID BOREAL 15mm 0,03 0,16 0,51 0,92 0,89 0,62 0,60
20mm 0,07 0,57 0,56 0,82 0,59 0,34 0,65
25mm 0,08 0,43 0,79 1,02 0,82 0,58 0,75
FORROVID RENO 20mm 0,38 0,24 0,57 0,64 0,49 0,24 0,50
25mm 0,48 0,45 0,71 0,69 0,49 0,24 0,60
FORROVID MISTRAL 15mm 0,50 0,33 0,37 0,76 0,57 0,38 0,50
20mm 0,56 0,41 0,63 0,67 0,53 0,40 0,55
25mm 0,48 0,40 0,71 0,72 0,52 0,41 0,60
Resultados testados e certificados pelo IPT/SP (Instituto de Pesquisas Tecnológicas)

 

PERFORMANCE TÉRMICA

ESPESSURA RESISTÊNCIA TÉRMICA (RT) COEF. DE CONDUTIVIDADE TÉRMICA A 24 °C(K)
15mm 0,48 m² °C/W 0,030 W/m °C
20mm 0,67 m² °C/W 0,030 W/m °C
25mm 0,81 m² °C/W 0,030 W/m °C

 

“A Isover se dá ao direito de alterar qualquer informação ou característica técnica disponibilizada neste site, sem prévio aviso.”

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Descrição Produto

Placa acústica removível utilizada como forro para absorção e redução de ruídos, instalada com sistema de perfis T clicados, produzida em fibra mineral branca biossolúvel derivada de calcário, compostos naturais, livre de formaldeído, com pintura a base d´água e pigmentos naturais de ação bacteriostática e fungistática, respeitando a saúde e o meio ambiente e sendo recomendada para áreas administrativas, instituições de ensino, hospitais, aeroportos, cinemas, auditórios, entre outros. Os forros minerais OWA apresentam maior resistência mecânica devido à sua alta densidade e compactação, reduzindo-se os índices de quebras de bordas durante o transporte, armazenamento e instalação.

Forro Mineral OWA Plan - NRC 0,65

OWAPlan, o primeiro forro acústico monolítico, foi desenvolvido para ambientes onde a concepção do projeto determina uma aparência contínua e sem nenhuma interferência de emendas, além de proporcionar conforto acústico e proteção ao fogo. 

Composto de painel em fibramineral biossolúvel, véu acústico e acabamento em pintura texturizada com ação bacteriostática, OWAPlan atende todos os requisitos internacionais e nacionais de sustentabilidade e qualidade, contribuindo com Créditos LEED e AQUA.

 

Descrição Produto

Placa acústica com visual monolítico utilizada como forro para absorção e redução de ruídos, instalada com sistema de perfis, produzida em fibra mineral branca biossolúvel derivada de calcário, compostos naturais, livre de formaldeído, com pintura a base d´água e pigmentos naturais de ação bacteriostática e fungistática, respeitando a saúde e o meio ambiente e sendo recomendada para áreas administrativas, instituições de ensino, hospitais, aeroportos, cinemas, auditórios, entre outros. Os forros minerais OWA apresentam maior resistência mecânica devido à sua alta densidade e compactação, reduzindo-se os índices de quebras de bordas durante o transporte, armazenamento e instalação.

Detalhes Técnicos

 

Sustentabilidade

Os Forros Minerais OWA são resultados e pesquisa de longo prazo, que atendem todos os requisitos importantes para qualidade, segurança e meio ambiente, sendo certificados pelos selos: RAL - logo que endossa o respeito à saúde e garante a qualidade permanente de nossa fibra mineral e BLUE ANGEL - que classifica os Forros Minerais OWA como materiais de construção isentos de VOC e, por este motivo, considerado um produto seguro ao meio ambiente e a saúde, contribuindo com créditos para certificação LEED e AQUA.

 
 

Qualidade e segurança

Os forros minerais OWA oferecem características de qualidade e segurança, apresentando ótima ação fungistática e bacteriostática, além de excelente resistência ao fogo, sendo classificados como incombustíveis pelas rigorosas normas de segurança da Europa (EN13501-1), Estados Unidos (ASTM E84-97) e Brasil (NBR-9442).
Utilizados em conjunto com o sistema de Perfis Metálicos OWA, desenvolvidos para oferecer maior segurança ao fogo, os forros minerais OWA podem apresentar até 120 minutos de exposição ao fogo***, conforme as normas DIN4102 e EN13501-2, tornando-se um acabamento seguro aos mais variados tipos de construção.

 

 

Garantia

A linha de forros minerais OWA oferece 10 anos de garantia, respeitando-se as condições de instalação recomendadas pelo fabricante. Os forros minerais não são indicados para uso diretamente abaixo de coberturas metálicas ou de fibro-cimento que não tenham adequada proteção térmica e ventilação no entreforro.

 

Transporte

• A movimentação dos forros requer cuidados, como não apoiar as placas pelas bordas, principalmente a placa tegular.
• A fim de preservar o forro contra riscos ou sujeira, as placas devem ser retiradas da caixa do mesmo modo com que foram embaladas, ou seja, aos pares com a face pintada voltada para dentro.
• Apenas retire o forro da embalagem quando a estrutura metálica de sustentação (perfis T) estiver finalizada.

 

Armazenagem

• Sobre piso ou pallet plano e seco;
• Em local com temperatura ambiente, ventilados e sem poeira;
• Com as caixas sempre na posição horizontal;
• Com empilhamento máximo de 18 caixas, sendo possível acondicionar até 36 caixas de placas 1250 x 625 mm nos pallets de 1250 x 1250 mm.

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Os sistemas de forro Plank permitem a integração do forro com a modulação do edifício. O forro PERLA OP PLANK representa a última geração da tecnologia Armstrong com excelente absorção do som, acabamento de textura muito fina, e está disponível em várias opções de tamanhos para se adequar aos requerimentos dos modernos edifícios de escritórios.